top of page

Emoções em tempos de isolamento


Esta semana vamos continuar a falar dessa doença que parou o mundo, o COVID-19, causando tanto sofrimento a muitos povos, e que agora, já diminui sua fúria, pois já vemos em alguns lugares a vida sendo normalizada com a queda considerável das estatísticas de transmissão comunitárias e com o aumento de números de casos recuperados. Isso é um alívio e uma visão de esperança para o futuro.


Mas, muita gente ainda se encontra em isolamento social. Muitos trabalhando em casa por home office, outros não saindo de forma alguma e uns outros voltando ao trabalho de forma lenta. E começamos a ouvir o termo “o novo normal”.


Então, nesse momento, vamos falar do nosso emocional. Estamos mais nervosos, mais explosivos, com medo, mais ansiosos, menos esperançosos, e só cresce essa lista de emoções que nesse momento se mostram negativas. E o que fazer?


A palavra isolamento para muitos remete a sofrimento, prisão, angustia, solidão, perda de liberdade, e tudo isso porque somos seres sociais por natureza. Gostamos de contato, relacionamento, envolvimento com o outro.


Ao invés de pensarmos em isolamento como algo negativo, uma situação incômoda que foge do nosso controle, vamos pensar e refletir como sendo a oportunidade de resgatarmos nossa essência e fazermos os ajustes em nossa vida que são tão necessários e que muitas vezes a falta de tempo nos rouba.


Para nos mantermos saudáveis emocionalmente, precisamos ressignificar essa palavra “isolamento”. Ressignificar significa dar um novo sentido a algo já existente. Há momentos em que precisamos dar um novo olhar para o que estamos vivendo e dar novo sentido e possibilidades para a situação. Proponho que você ressignifique seus relacionamentos e seu trabalho.


Ressignifique seus relacionamentos: pense em quem você tem sido e como você permite que as pessoas sejam para você? Aproveite para construir relacionamentos reais, profundos e duradouros e que não se limitem ao espaço físico ou às redes sociais.


Ressignifique seu trabalho: reflita no valor que esse trabalho lhe agrega e qual o sentido do que você faz? Use esse momento para analisar sua performance e se preparar mais para o trabalho e o mercado.


O isolamento nos coloca sozinhos e reflexivos. Então, aproveite para se conhecer e encarar de frente seus questionamentos e seus incômodos, buscando sempre encontrar repostas que vão nos permitir encontrar diferentes maneiras de ver o mundo.


Agregue essa nova palavra em sua vida, ressignifique!

bottom of page