top of page

O que esperar de 2021


2020 está sendo um ano de profunda transformação das empresas e dos profissionais, porém, está chegando ao fim, e um novo ano se aproxima.


Mas, como projetar o futuro se estamos sobre bases incertas impostas pela pandemia?


Psicólogos defendem que só pelo fato de pensarmos sobre o que queremos para o amanhã, já é um ganho, pois nos traz esperança de um ano melhor.


E o que esperar do mercado em 2021? Segundo a 13ª Edição do Guia Salarial Robert Half 2021, o mercado de trabalho deve se comportar sem grandes sustos, mantendo o aquecimento nos setores de agronegócio, infraestrutura, logística, tecnologia e saúde, e valorizando algumas competências que foram fundamentais para superar o ano de 2020. Nesses estudos, a tecnologia ganhou ainda mais força diante da aceleração da transformação digital impulsionada pela pandemia.

Quero destacar dois pontos dos estudos apresentados neste guia, que considero importantíssimos para nossa reflexão para o ano de 2021:

1 – A revolução tecnológica: a pandemia acelerou a implantação do trabalho remoto (home office), deixando de ser um benefício de algumas empresas e tornando-se necessário para a sobrevivência dos empregos. Após o susto inicial, o trabalho remoto veio para ficar e em muitos casos, aumentando significativamente o percentual produtivo do profissional e das empresas. Agora, é cada vez mais necessário se preparar e se manter atualizado sobre ferramentas tecnológicas para desempenhar o seu trabalho de forma primorosa, seja presencial ou remota, não cabendo mais o analfabetismo digital.

2 – Top cinco de 2021: conforme o Guia de Robert Half, as cinco competências comportamentais que devem continuar em alta (já falamos delas em outra coluna) no próximo ano, são: pensamento estratégico, comunicação, agilidade, inovação e adaptabilidade. As empresas ao se recuperarem dos impactos de 2020, iniciam suas buscas por profissionais, e estes que estiverem com essas competências dominadas serão, de certo, os mais requeridos do mercado.

E o que esperar do profissional de 2021? Um profissional em constante aprendizado, que busque o desenvolvimento de suas habilidades comportamentais e sociais. 2021, você terá que ser capaz de se reinventar e se readaptar em diferentes cenários e circunstâncias e de forma rápida. Feliz 2021.




bottom of page