Formação on-line, uma oportunidade na pandemia



Em tempos de distanciamento físico – por motivo de pandemia – as aulas remotas tomaram corpo e se consolidaram como sendo uma opção valorizada pelo mercado. Aulas com grandes conteúdos foram disponibilizados nas redes, por instituições de ensinos ou por profissionais de grande experiência de mercado. Tudo isso nos possibilitou acesso a diversos conteúdos que atendeu ao público que se viu em casa, sem ter como trabalhar, mas que se encontravam sedentos por conhecimento e ocupação de tempo.

Agora como aproveitar essa onda de cursos e conteúdos disponíveis on-line para agregar valor ao currículo e manter empregável?

Alguns passos são importantes para penetrar nesse mundo de aprendizagem on-line:

- Escolham cursos que estejam alinhados com sua área de atuação e que possam complementar o gap de conhecimento;

- Pesquise e busque informações sobre as instituições que oferecem os cursos. Existem instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e instituições que oferecem cursos livres (cursos de modalidade de Educação Profissional com base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02);

- Analisem previamente o conteúdo a ser apresentado e sua carga horária;

- Os cursos podem ser pagos ou gratuitos, depende da sua disponibilidade financeira, porém, existem diversos cursos gratuitos com excelente qualidade;

- Se programe. A grande vantagem de curso on-line é a flexibilidade para o aluno escolher a melhor hora e lugar para estudar;

- Cada pessoa tem um estilo de aprendizagem muito próprio. Por isso, é necessário você saber qual a forma que você rende mais na hora de estudar. O curso on-line requer muito foco e disciplina.


Seja qual for sua escolha, curso online ou presencial, o importante é se manter atualizado e dominando os assuntos que você precisa e gosta para exercer sua função no seu dia a dia.


Como disse Leonardo da Vinci “Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.”

Então, aproveite!

#formaçãoonline #leonardodavinci #pandemia #covid19 #cursoonline #cursopresencial