É tempo de ser exemplo


Ainda estamos sofrendo os efeitos da pandemia e sofreremos por algum tempo, mas existem diferentes formas de enxergar as crises às quais o universo empresarial está exposto. Pensar em como a equipe, os colaboradores vão receber o impacto dessa crise e liderar com exemplos, é fundamental para superar e ainda obter resultados extraordinários no negocio.


Uma das partes, consideradas por alguns pesquisadores, mais difíceis de ser um líder é a evidencia que essa posição sempre proporciona. As pessoas estão sempre observando as ações, as falas e as atitudes do líder, além de falar sobre ele e testar sua credibilidade. Por isso, que ser o exemplo certo é tão importante, quanto essencial, para superar a crise e transformar o limão em uma limonada, ou seja, o amargo da incerteza desse momento, em doce sabor da vitória pela superação e pela permanência competitiva do mercado.


Os líderes enviam sinais de várias formas, e a equipe os leem como indicadores do que é certo fazer e do que não é. Como exemplo, a forma como você gasta seu tempo é um indicador do que é importante para você. Se estou em meu trabalho olhando as redes sociais particulares, mostra que a importância que dou está fora do ambiente onde me encontro, ou seja, meu trabalho não tem importância para mim.


Se meu tempo é falar dos problemas e não das oportunidades que podem ser geradas, mostro que não vejo mais solução e enfraqueço a equipe a continuar na luta. Assim, é preciso ter atenção com a mensagem que está sendo passada para equipe. E esteja certo, que não é só o que você faz que importa, mas a consistência das ações dos seus colaboradores em relação aos valores comuns, pois você deverá ensiná-los a serem exemplos para os outros.


Nesse momento de dificuldades generalizada, você líder, deve dar o exemplo alinhando as ações com os valores comuns da empresa. Isso significa que você deve:

- Estimular a equipe a expor sua opinião e através de feedback ajustar aos valores comuns;

- Mostrar a equipe que a ousadia em tempos de crise é fator diferencial e de sustentabilidade no mercado;

- Falar sobre as participações dos colaboradores, elogiando as iniciativas individuais;

- Manter os compromissos regulares, como reuniões, telefonemas, e-mails, tudo que possa manter as pessoas focadas nos valores e prioridades mais essências;


E por fim, lembrar que o que se reforça é o que se tem mais atenção. Você reforça os valores fundamentais que são essenciais para construir e sustentar o tipo de negócio que deseja? Tome uma atitude e dê o EXEMPLO!